domingo, 22 de janeiro de 2012

Que os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer (José Saramago)

Sandálias Paternas viajando (e como viaja, esse menino!): Santos, São José dos Campos, Nova Friburgo, Buenos Aires, Rio Grande do Sul, outra vez Recife (inteira a quarta viagem em solo pernambucano), Bragança Paulista. O de São José vai na companhia do Poemas Jordanenses. Assim vão conversando...

Na TV Escola, documentário sobre o sempre essencial Mario de Andrade.

Perdemos a batalha do Pinheirinho. A tropa de choque da Polícia Militar desapropiou a área hoje. Sete mil pessoas sem destino, vagando em solo valeparaibano, hoje regado por lágrimas de desesperança e sofrimento.

No final da página onde Leonardo fez contas de matemática e tabuadas, um desenho. 

Passeio pelo Alto da Boa Vista, no Auditório Claudio Santoro, um dos mais belos espaços de nossa Cidade. Ali eu moraria, entre pinheiros, esculturas de Felícia, cantos de pássaros e a deslumbrante da Pedra do Baú e suas cercanias. Simone tenta me explicar como distinguir uma araucária macho de uma fêmea. Confesso que, pelo menos no que diz respeito às árvores, fiquei na mesma. Almoçamos na Cidade, e durante o sorvete no Mercado retirei do Projeto Livro Livre o Pêndulo de Foucault e Crime e Castigo. O primeiro, segundo Asquenazi, é a obra-prima de Umberto Eco. Já Dostoiévski foi um dos seus maiores influenciadores, junto com Tolstoi e Tchekov. Leitura para qualquer dia.

Dividi com os demais Toniolo a notícia da beatificação do primo Giuseppe, no próximo dia 29 de abril. Apesar de praticarem o catolicismo, parece que não se empolgaram muito com a notícia, posto que sequer responderam à mensagem. Sinto muito, amigo Laudato, mas você continua comemorando solitariamente.

De Ricardo Reis:
'Em tudo quanto olhei fiquei em parte.
Com tudo quanto vi, se passa, passo.
Nem distingue a memória
Do que vi quando fui' 

Lembrei-me de Zé Orocó. 

Brinco com Leonardo: que tantos pelos negros são estes em tuas pernas? Resposta: 'são os pelos que tu me deste.'

O que seria uma trova não passou do primeiro verso. O concerto acabou antes.

A Veja, que semanalmente o entregador arremessa no quintal, me interessa cada vez menos.

No momento em que voltávamos do almoço uma assustadora tempestade de granizo desabou, acompanhada por raios e trovoadas. Tivemos que permanecer dentro do carro, sem poder entrar em casa, até que em uma ligeira melhora Simone correu para abrir um dos portões. Depois, calmaria e frio. Este adorável clima jordanense...

Sem comentários:

Enviar um comentário