domingo, 8 de janeiro de 2012

Confesso que sou de barro / confesso que sou humano / confesso que no meu peito / bate um coração de pano (Paulo Bandeira da Cruz)

Nem uma mísera linha, na Veja, sobre Daniel Piza. Eu, que já não andava lendo a revista por problemas na entrega, preferindo o jornal diário e a internet, considerando-se aí também a negativa da revista em noticiar as denúncias de roubalheira nas privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso, hei de protestar via mail, com a certeza que a revista não responderá. Continuarei a ler, somente, os artigos.

Morreu aos 88 anos Anilda Leão, poeta, "estandarte da cultura alagoana", segundo o Alagoas 24 Horas. Confesso que não conhecia.

Terminei No Teu Deserto, que Henrique Bon classifica como "muito bom!"  com o entusiasmo característico de um ponto de exclamação. Este livro não será, como tantos, doado. Estará à mão, pela força sutil que há em sua narrativa e pela beleza e ternura nele contidas. Este há de permanecer comigo. Sobre o autor: quem sai aos seus, não degenera.

Como sabem os poucos que me conhecem, tenho muita admiração por Ariano Suassuna, tanto que pretendo falar sobre o Movimento Armorial na minha conferência anual na Academia. Mas dei com esta historieta contada por ele, que ora reproduzo:
Aí, continuei a escrever poemas e, aos 18 anos, no colégio, tive um professor de geografia que era interessado em literatura. Quando foi um dia, ele passou uma prova lá e eu não estava preparado... aí taquei literatura. Era uma prova sobre aspectos do relevo brasileiro. Eu falei sobre Drummond, Aleijadinho, falei o diabo, só não falei do relevo. Me lembro que tinha alguns nomes como o rio São Francisco, o rio Amazonas, o Planalto Central e as coxilhas do Rio Grande do Sul... Então ele foi entregando as provas e disse: "Essa aqui eu deixei pro fim porque quero conhecer o autor, que pode não ser bom em geografia, mas gosta de literatura." Eu disse: "Fui eu." Aí ele pergunta se eu gosto de literatura e se escrevo. Aí eu digo; "Escrevo." "Escreve o quê?" "Escrevo poesia. "Ele disse: "Me traga um poema." Aí, na aula seguinte eu levei. Ele pegou e disse: "Você pode emprestar?" Eu digo: "Posso." Rapaz, ele me fez uma surpresa... que alegria! Quando foi no domingo, abri o Jornal do Commercio , estava publicado. Foi em 7 de outubro de 1945.

Depois de tanto alarde, descobriu-se que Cristina Kirchner não tem câncer, apenas uma "massa benigna"  na tireoide -já extirpada durante a cirurgia a que foi recentemente submetida. Vai superar Isabelita Perón no aspecto santidade, até porque já operou um milagre em vida, favorável a si própria. Vitória latinoamericana contra o terror imperialista, dirá Chávez, do alto de sua condição de sumidade em teorias conspiratórias. Essa história de "massa" em lugar de cãncer é minha velha conhecida. Né, pai?

Falando em santidades e afins, Laudato me escreve de Salerno para dizer que ocorrerá no dia 29 de abril, no Vaticano, a beatificação de Giuseppe Toniolo, o "economista de Deus". Sabe-se lá por qual motivo Deus precisaria de economistas em sua corte, mas enfim... Devo admitir que ele, Laudato, está mais empolgado que eu quanto ao lontano parentesco que tenho com o ilustre trevigliano.

Assisti ontem ao Sporting-Porto, direto de Lisboa. Um bando de trogloditas se digladiando, ao invés de um jogo de futebol. Uma correria insana, de deixar zonzo quem não é aficionado de algum dos clubes envolvidos na "peleja". O resultado não poderia ser outro que não o gelado zero a zero.

O Grupo Porto Editores lança seu catálogo para 2012: Rubem Fonseca, Carlos Fuentes e Andrea Del Fuego, vencedora do último Prêmio Saramago. Nada mal...






Sem comentários:

Enviar um comentário