sábado, 14 de janeiro de 2012

Não há como ser terapeuta ou rei sem alguma impostura. Todos carregamos máscaras. Avançamos mascarados, enfeitados por mentiras que nos embelezam. Acreditar nas máscaras que vestimos é um delírio que nos torna perigosos (Contardo Calligaris)

Em Taubaté, para a palestra sobre vanguardas poéticas do poeta e jornalista Dailor Varela, potiguar radicado em Monteiro Lobato, pai de Mah Luporini, poeta recém-publicada no NPB. Público de cerca de trinta pessoas (inacreditável, conseguir juntar uma plateia numerosa como esta em uma manhã de sábado). O preletor traz uma belíssima história de luta e engajamento, sendo um dos criadores do Poema-Processo, em Natal, em 1968, o que lhe gerou algumas complicações com a ditadura militar. Falou ainda sobre o concretismo, sua gênese, o caráter pesquisista do movimento (os irmãos Campos chegaram a estudar hebraico a chinês para traduzir poesia antiga), seus desdobramentos e o neoconcretismo proposto por Ferreira Gullar, anos depois. Uma boa manhã taubateana, com um calor ameno e um céu nublado, uma boa conversa e muita gente boa na assistência. No retorno me encontro com LAC, a quem entrego os textos do Araucária, cujos últimos textos chegaram ontem, um deles outra vez de Lisboa.  

Ontem, high pression blod, que me deixou de cama tão logo cheguei à casa vindo do trabalho.  Dezesseis por onze, segundo a atendente do Posto de Saúde. Dor na nuca e atrás da orelha, Simone aperreou-se. Dormi bem e hoje a pressão já estava normalizada. É preciso cuidado antes que alguém decida cortar meu fiozinho.

Livros lidos para um funcionário da Empresa, que diz que gosta de ler. Livro morre, quando fica muito tempo paralisado na estante.

Três mortos no naufrágio em um navio de cruzeiro na Toscana. O mundo perplexo, como sempre acontece quando uma tragédia inesperada se abate contra ocidentais brancos e ricos.

Adquiri Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, de Jô Soares.

Sandálias Paternas viajando Brasil afora. 

Chove, depois de uma outra ventania insana.


Sem comentários:

Enviar um comentário