sábado, 18 de fevereiro de 2012

Eu sustento com palavras o silêncio do meu abandono (Manoel de Barros)

Sábado de limpeza no quintal, banho na cucciolina e segunda dose da injeção. Bem melhor, quase já sem dores. Algo curioso se deu: ontem, antes de dormir, li o soneto que Ariano fez em 1980, com mote de Janice Japiassu, e que se chama "A Acahuan -A Malhada Onça", do qual sabia uns poucos versos de cor, e pensei que seria uma boa ideia iniciar a palestra do próximo dia trinta e um de março declamando justamente este poema. De manhãzinha, recém-chegado do sono, o soneto veio-me inteiro à mente, já pronto e decorado. Durante o dia dei umas declamadelas, e está pronto. A introdução da palestra, inclusive, já está pronta. Só resgatei duas revistas, a Entrelivros e a Discutindo Literatura, para ajudar na pesquisa, e tirei da estante a Seleta em Prosa e Verso, a Farsa da Boa Preguiça e a Pedra do Reino, para já iniciar os trabalhos da conferência que se chamará Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Farei alguma divulgação, que propaganda é um troço que costuma funcionar, mínima que seja.

E relendo os originais do Mar de Amares me dei conta que estava inserindo um poema já constante no Sandálias Paternas. Preciso me organizar melhor. Separei sessenta e cinco textos para o Poesia Coxipó, que é o livro do segundo semestre.

Descanse bem, jovem Danilo, primo distante que eu nunca conheci, falecido hoje em Santos de causas até agora desconhecidas. Que sua mãe fique bem.

Passando pela casa velha do Jaguaribe, para pagar o gás, comprar carnes e cortar o cabelo, fui surpreendido por uma vizinha com uma sacola repleta de cartas que o pessoal dos Correios ainda despeja por lá. No meio da papelada, a revista da Academia Mineira de Letras, cinco exemplares da Antologia da Associação dos Escritores de Bragança Paulista, por ocasião do 2. Prêmio Cidadão de Poesia e o Calendário 2012 do Circolo Trentino, que já tratei de dependurar na parede -ainda que o deste ano seja inferior, artisticamente, aos dos anos anteriores.

Ah, sim: sábado de Carnaval.

Sem comentários:

Enviar um comentário